Vi essa matéria e vim trazer até vocês pra ficarem por dentro das tecnologias.
Abraços
Parece coisa de ficção científica, mas pelo jeito estamos bem próximos dessa realidade.
Você já pensou que veria um concreto capaz de reparar suas próprias rachaduras?
Isso mesmo, o novo material, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, forma microfissuras que se autoregeneram após terem sido expostas à água e dióxido de carbono.
Para os que não são muito familiarizados com o assunto, funciona mais ou menos assim.
O concreto tradicional é frágil e racha com facilidade durante um terremoto, por exemplo, ou por excesso de uso. Já esse novo composto, pode ser flexionado até a forma de um U sem se quebrar.
Quando deformado, o material forma rachaduras finas, que se fecham após alguns dias de chuva leve, mantendo a sua resistência após se regenerar.
O novo concreto já foi usado no edifício Osaka, maior prédio residencial do Japão e em uma ponte em Michigan, nos EUA e em ambos os casos eliminou a necessidade das barulhentas juntas de dilatação.
Seu emprego também será muito bem vindo nas edificações em locais com atividades sísmicas e também está sendo considerado para canais de irrigação em Montana, EUA.
Apesar de seu custo ser três vezes maior que o do concreto tradicional, o investimento inicial acaba compensando, pois as manutenções periódicas e os gastos com energia passam a ser desnecessários.
Fonte: Site Karla Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário